Desafio Torre de Macarrão
Para recepcionar os novos alunos vindos do Fundamental I lançamos o desafio da Torre de Macarrão. Atividade que favorece o trabalho em equipe, fomenta a atitude maker de investigação, curiosidade e experimentação além de valorizar o erro na construção de projetos. Let's maker!
Quer fazer com sua turma? É fácil.
Veja abaixo quais são os materiais necessários:

Estas são as regras principais do desafio:

Dicas:
-
Não use um macarrão muito fino. O ideal é o uso do macarrão tipo bucatini, conhecido como "macarrão furadinho". Ele é mais resistente e é uma adaptação do espaguete. Evite o macarrão espaguete nº 7 ou nª 8 pois eles são pouco resistentes.
-
Explique o desafio primeiro e, somente depois, distribua os materias para os grupos. Por ser grudento distribua o marsmellow por último, separado dos outros materiais.
-
O tempo de 18 minutos pode ser alterado dependendo da faixa etária dos participantes.
-
Forme equipes de no máximo 5 alunos
-
A fita adesiva/crepe pode ser substituída por barbante
-
Selecione as varas de macarrão antecipadamente pois, muitas vem tortas ou quebradas.
Para saber mais!
Nessa apresentação Tom Wujec apresenta uma surpreendente pesquisa sobre o "problema do marshmallow" -- uma dinâmica de grupo simples que envolve espaguete seco, um metro de fita adesiva e um marshmallow. Quem conseguir construir a torre mais alta usando estes ingredientes? E por que um grupo inesperado sempre se sai melhor que a média?